A Rocha trabalha em parceria e colaboração a nível local, nacional e internacional, com organismos científicos, instituições de ensino superior, iniciativas governamentais locais, organizações religiosas e igrejas. Estes são alguns exemplos:
A Rocha tem estado ativamente envolvida na preparação das igrejas para se envolverem e orarem pela preparação da COP26, incluindo a participação no planeamento de um evento mundial de estafetas «Get to Glasgow». As igrejas britânicas foram convidadas a organizar um Domingo Climático, para juntar a sua voz ao apelo comum para que o governo britânico tome medidas muito mais arrojadas sobre as alterações climáticas neste país antes da COP26, e para reforçar a sua credibilidade para levar a comunidade internacional a adotar passos para a mudança, incluindo um evento nacional para partilhar os compromissos da igreja e orar por uma ação corajosa e uma liderança corajosa na COP26. O Domingo Climático foi organizado por Churches Together in Britain and Ireland (CTBI) com o apoio de diversas organizações, tais como CAFOD, Christian Aid, Tearfund, A Rocha Reino Unido e Operation Noah.
Assinada por 150 líderes governamentais na Cimeira da Terra do Rio em 1992, a Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB/CBD) é dedicada à promoção do desenvolvimento sustentável. Concebida como um instrumento prático para traduzir os princípios da Agenda 21 em realidade, a Convenção reconhece que a diversidade biológica é mais do que plantas, animais e microrganismos e os seus ecossistemas – trata-se de pessoas e da nossa necessidade de segurança alimentar, medicamentos, ar fresco e água, abrigo, e um ambiente limpo e saudável para se viver. Os cientistas e investigadores d’A Rocha são informados pelo trabalho em curso da CDB. O Diretor Executivo d’A Rocha Simon Stuart tem um papel consultivo para muitas iniciativas globais, incluindo a CDB.
A Rede Lausanne / Aliança Evangélica Mundial do Cuidado da Criação ajuda os mais de 600 milhões de evangélicos do mundo a compreender a Palavra de Deus (a Bíblia sobre os cuidados com a criação), o Mundo de Deus (realidades ambientais em cada contexto) e a Obra de Deus (respostas práticas a nível nacional e local). Começou, na sequência do Compromisso da Cidade do Cabo em 2010 que afirma que “o cuidados da criação é um assunto bíblico dentro do Senhorio de Jesus Cristo”, e A Rocha tem estado envolvida desde o início. Dave Bookless, Director de Teologia de A Rocha Internacional, desempenha o papel de Catalisador Global Lausanne para o Cuidado da Criação, e diz: «através das conferências regionais de cuidado da criação, tem sido maravilhoso ver a iniciativa de cuidado da criação da rede Lausanne a transformar-se num movimento verdadeiramente global com mais de 100 países envolvidos ativamente. A oportunidade de aprender com os cristãos na Ásia, África e América do Sul, falando sobre o cuidado da criação a partir dos seus próprios contextos culturais, é particularmente valiosa.» Existe um e-mail informativo regular, The Pollinator, para o qual A Rocha contribui.
Renovar o Nosso Mundo é um movimento global de cristãos que agem e oram por justiça e pelo cuidado da criação em todo o mundo. Através de uma combinação de campanhas nacionais e eventos globais, reúne uma grande variedade de organizações, incluindo A Rocha, tanto a nível global como em alguns níveis nacionais. A plataforma Renovar o Nosso Mundo tem incidido sobre as alterações climáticas, os resíduos plásticos e economias restauradoras, e tem também apoiado a campanha d’A Rocha pela Floresta de Atewa.
O Tempo da Criação é celebrado todos os anos por cristãos de todas as denominações, em todos os continentes. É uma celebração anual de oração e ação para proteger o ambiente, organizada em parceria com Act Alliance, a Rede Ambiental da Comunhão Anglicana, A Rocha Internacional, Christian Aid, Movimento Laudato Si, Rede Lausanne/AEM de Cuidado da Criação, Federação Luterana Mundial e Concílio Mundial de Igrejas.
A Rocha é membro da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN / IUCN) desde 2002. A UICN é a maior e mais diversificada rede ambiental do mundo. É a autoridade global sobre o estatuto do mundo natural e as medidas necessárias para o salvaguardar.
As comunidades de fé são atores-chave no esforço de colocar as pessoas e o planeta num caminho mais seguro, mais equitativo e sustentável. A Rocha Internacional fez parte do comité diretor da Jornada de Espiritualidade e Conservação da IUCN no Congresso Mundial de Conservação de 2016. O nosso Diretor Executivo, Simon Stuart, é ex-Presidente da Comissão de Sobrevivência de Espécies da IUCN, figura central do trabalho de conservação de espécies da IUCN há mais de três décadas, e galardoado com o prestigiado Prémio Planeta Azul pelo seu trabalho na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas.
O Congresso Mundial de Conservação da UICN é realizado de quatro em quatro anos para decidir a agenda global de conservação. A Rocha tem uma contribuição única a fazer através de alguns dos membros seniores da nossa equipa. A participação no Congresso permite-nos participar no maior fórum mundial de tomada de decisões ambientais, mostrar o nosso trabalho na exposição, partilhar o nosso último trabalho de conservação nas sessões do Fórum, aprender com peritos técnicos e científicos, estabelecer redes e explorar e construir parcerias e envolvermo-nos com cristãos noutras organizações de conservação.
Climate Stewards
Climate Stewards is a UK charity that helps individuals, churches, and communities take action on climate change through tools and resources like carbon offsetting schemes. They advocate for policy changes and raise awareness about the impact of climate change on vulnerable communities. Climate Stewards believes that responding to the climate crisis is a moral obligation that expresses Christian faith and care for the planet and its inhabitants.