Peter e Miranda Harris fundaram A Rocha em 1983. Em Outubro de 2019, Peter e Miranda, juntamente com os seus colegas Chris e Susanna Naylor, sofreram um horrível acidente rodoviário durante uma viagem de trabalho na África do Sul. Apenas Peter e o condutor sobreviveram. Ele conta como tem sido a vida desde essa altura nesta curta-metragem. No final de Maio de 2020, Peter reformou-se e continua a servir A Rocha em regime de voluntariado.
Depois de trabalhar como professor de inglês no Christ’s Hospital, e depois como clérigo anglicano perto de Liverpool, Reino Unido, Peter e a sua esposa Miranda mudaram-se para Portugal em 1983 para estabelecer e dirigir o primeiro centro de estudo de campo e observatório d’A Rocha. Em 1995, o trabalho foi entregue à liderança nacional e mudaram-se para França onde, juntamente com colegas nacionais, supervisionaram o estabelecimento de dois outros centros, enquanto viajavam para recorrer ao crescente movimento de cristãos activos na conservação da natureza. Peter e Miranda regressaram ao Reino Unido em 2010. A história d’A Rocha é contada nos dois primeiros livros de Peter: Under the Bright Wings (Regent College Publishing, 2000) (*), e Kingfisher’s Fire (Monarch, 2008).
(*) Publicado em português como A Rocha: Uma comunidade evangélica lutando pela conservação do meio ambiente. São Paulo: ABU Editora, 2001.
O seu livro de 2017 com Rod Wilson, Keeping Faith in Fundraising (Eerdmans, 2017) levanta questões sobre a natureza da filantropia e da angariação de fundos na cultura contemporânea. Peter escreve: “Encontro-me frequentemente com empresários, investidores e líderes de conservação, tentando desenvolver formas de criar empregos e riqueza e melhorar o ambiente em vez de o explorar em demasia. No alívio da pobreza, os modelos de negócio começam a tirar parte da tensão da filantropia, mas como conservacionistas estamos apenas a começar a explorar novas e excitantes oportunidades. Penso que tenho o melhor emprego do mundo porque posso conhecer muitas pessoas notáveis. É também um privilégio falar frequentemente sobre a nossa abordagem cristã à conservação com muitas pessoas de diferentes proveniências. Não conseguiria fazer o meu trabalho sem esperança cristã. Apesar de toda a devastação ambiental a que assisti, acredito que Deus ama o seu mundo, e isso irá inspirar grandes coisas a curto prazo e renovar tudo no final”.
Veja um vídeo de Peter falando na sessão de alto nível “Connections: Spirituality and Conservations” (5 de Setembro), Congresso Mundial de Conservação da UICN, Havai’i 2016.
Climate Stewards
Climate Stewards is a UK charity that helps individuals, churches, and communities take action on climate change through tools and resources like carbon offsetting schemes. They advocate for policy changes and raise awareness about the impact of climate change on vulnerable communities. Climate Stewards believes that responding to the climate crisis is a moral obligation that expresses Christian faith and care for the planet and its inhabitants.